Em quais projetos utilizar a geofísica para monitoramento

O monitoramento geofísico é uma importante ferramenta de análise que consiste na coleta e posterior estudo de dados sísmicos, magnéticos e gravimétricos. O objetivo é prevenir desastres naturais como terremotos e deslizamentos  que comprometam a integridade de construções como barragens, rodovias e pontes.

Utilizar a geofísica para monitoramento é de fundamental importância para o planejamento urbano, construção de grandes estruturas e exploração mineral.

Quais as vantagens de utilizar a geofísica para monitoramento?

A geofísica para monitoramento busca minimizar os impactos de um desastre natural em uma região. A análise dos dados coletados também permite a implantação de medidas preventivas, evitando prejuízos e danos à população e ao meio ambiente.

O processo também contribui para a otimização de atividades econômicas, permitindo o maior controle de exploração mineral e de atividades que impactam o meio ambiente, direta ou indiretamente.

Precisão dos resultados

Outra vantagem de utilizar a geofísica para monitoramento é a precisão dos resultados obtidos. Equipamentos de última geração coletam dados de forma não invasiva e sem prejudicar o meio ambiente e as atividades econômicas da região. 

Em seguida, os dados são analisados por um time de profissionais altamente qualificados, garantindo a precisão dos resultados.

Em qual área a geofísica para monitoramento é utilizada?

A geofísica para monitoramento é aplicada no planejamento urbano, em projetos de infraestrutura e gestão de risco.

É comumente utilizado na exploração mineral do solo, evitando desastres como rompimentos e desabamentos. Isso ocorre porque as ferramentas geofísicas são comumente utilizadas para identificar falhas geológicas e movimentações do solo, o que permite prevenir possíveis desastres.

Também é utilizado em pesquisas geológicas, auxiliando no desenvolvimento de tecnologias mais precisas e eficientes. 

Além disso, a geofísica para monitoramento ajuda a mapear recursos naturais, identificando áreas com jazidas minerais com grande precisão. O objetivo é garantir o desenvolvimento sustentável e econômico da região.

Geofísica para monitoramento de barragens

Utilizar a geofísica para monitoramento de barragens garante respostas rápidas e precisas, com baixo custo. Os métodos utilizados são o GPR (Ground Penatrating Radar), a sísmica de refração e os métodos geoelétricos.

GPR

Identifica estruturas enterradas como ruínas, rochas e cavernas ou anomalias em maciços rochosos que apresentam coberturas de solo. Também ajuda a encontrar aquíferos e rios subterrâneos. Ideal para profundidades compreendidas entre 3 e 20 metros.

Refração Sísmica

Refração Sísmica: Ideal para projetos da construção civil que exploram grandes profundidades, a refração sísmica é comumente utilizada no início da construção de barragens para identificar formações rochosas, fundações de barragens, estruturas anexas e o nível de água nas regiões próximas ao local.

Geoelétricos

Ideal para a coleta de grande quantidade de dados em pequenas ou em grandes profundidades. Engloba métodos de eletrorresistividade e de potencial espontâneo.

A eletrorresistividade ajuda a identificar corpos rochosos, cursos de água e a descontinuidade de diferentes superfícies. Ou seja, se essas são saturadas de água ou não.

Já no potencial espontâneo indica tendências de fluxo da água por meio da diferença de potencial observada em locais onde há fraturas ou falhas.

Conheça a Siga Geofísica

Quer utilizar a geofísica para monitoramento com precisão e qualidade? Para isso, é importante contar com uma empresa especializada no assunto. A Siga Geofísica oferece soluções inteligentes em geofísica aplicada para empresas de todo o Brasil.

Somos especialistas em mapeamento geofísico urbano para auxílio em obras de infraestrutura. Desenvolvemos estudos para empresas renomadas na América do Sul e possuindo vasta experiência em mapeamento de subsolo, utilizando as metodologias e técnicas mais conhecidas da Geofísica rasa, tais como Eletrorresistividade, Ground Penetrating Radar (GPR), e Sub Bottom Profiler (SBP).

Destacamo-nos por uma abordagem não destrutiva e pela geração mínima de resíduos, garantindo a destinação segura e responsável. Com apoio da tecnologia pesquisamos diversas áreas de forma rápida e não invasiva.

Na esfera social, a SIGA promove o respeito e a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas. O objetivo é construir um futuro mais promissor para toda a comunidade.

Buscando um serviço de monitoramento geofísico confiável e preciso? Então, entre em contato com a Siga Geofísica agora mesmo!

Leia também