As sondagens geofísicas surgiram como uma alternativa inovadora e tecnológica na execução de projetos e serviços de mapeamento do solo.
Assim como os gestores de fábrica se empenham para tornar as suas fábricas inteligentes dentro dos moldes da indústria 4.0.
Os engenheiros, gestores de obra e empreendedores também devem buscar soluções que ofereçam tecnologia de ponta, segurança e agilidade nas contratações de investigações geotécnicas.
Acompanhe este artigo e conheça mais sobre sondagens geofísicas e suas aplicações com a SIGA Geofísica.
O que são sondagens geofísicas?
As sondagens geofísicas são técnicas de investigação e caracterização dos solos e de suas camadas, que utilizam as propriedades da geofísica.
A geofísica é a ciência que estuda as propriedades físicas da Terra com base na física, química e matemática.
Um dos diferenciais dos métodos utilizados nas sondagens geofísicas é que são feitos por meio de equipamentos de última geração, além de serem não destrutivos e invasivos.
São métodos que oferecem segurança para os trabalhadores, não produzem barulhos, perfurações e são precisos.
Quanto à precisão, cabe alertar que, por trabalhar em função de fenômenos da natureza, a geotecnia não é uma ciência exata. Desse modo, os resultados dos laudos de sondagem devem ser interpretados apenas por profissionais experientes, capacitados e habilitados.
Quais são os tipos de Métodos Geofísicos?
Os principais métodos utilizados pela geofísica são:
- Eletrorresistividade;
- Georadar (GPR);
- Sísmica de refração.
Eletrorresistividade
O método da eletrorresistividade tem como base o estudo do potencial elétrico tanto dos campos elétricos naturais, existentes na crosta terrestre, como dos campos artificialmente provocados.
É feito a partir de medições do potencial elétrico na superfície pode-se determinar, no subsolo, a existência de corpos minerais e reconhecer estruturas geológicas (Telford et al., 1990).
Georadar
Georadar ou GPR (Ground Penetrating Radar) utiliza-se de ondas eletromagnéticas para mapeamento de interferências subterrâneas, auxiliando construções, reformas, sondagem para furos direcionais e/ou remoção de solo e comparação com outros métodos.
Sísmica de refração
Os métodos sísmicos baseiam-se no fato de que uma onda mecânica gerada na superfície se propaga em subsuperfície até encontrar uma variação abrupta das propriedades elásticas do meio, o que faz com que esta onda retorne novamente para superfície (KNODEL et al., 2007).
Em quais projetos ou setores as sondagens geofísicas são aplicadas?
Uma das vantagens das sondagens geofísicas é que praticamente não há setores com limitações para as suas investigações.
Conheça os principais setores em que as sondagens geofísicas podem ser aplicadas.
Construção Civil
Na construção civil, tanto para construção quanto para reforma, as sondagens geofísicas são importantes para a caracterização dos terrenos antes da execução de obras de:
- edificações;
- estradas;
- pontes;
- viadutos;
- túneis
- entre outras estruturas
Mineração
A mineração aproveita as sondagens geofísicas, para a construção das edificações das suas plantas e para a localização de mananciais minerais e as suas estruturas geológicas.
Petróleo e Gás
As imagens dos métodos sísmicos de reflexão oferecem informações valiosas para identificação do potencial produtivo de regiões favoráveis à exploração de petróleo e gás.
Estudos Ambientais
Para os estudos ambientais o método do georadar é de extrema importância para mapear contaminação do solo e danos de vazamentos provocados por acidentes em tubulações e nas proximidades de atividade como o descarte de lixo urbano.
Arqueologia
Para evitar abalos em edifícios antigos e perfurações em locais com vestígios de peças arqueológicas, os métodos de sondagens geofísicas são os mais seguros para preservar as nossas riquezas.
Áreas de risco
Em áreas de terrenos saturados com riscos de desabamentos onde devem ser evitados os impactos de martelos da sondagem como na Arqueologia a percussão, são recomendados os métodos de sondagens geofísicas.
Onde contratar sondagens geofísicas
Para contratar sondagens geofísicas você pode fazer uma busca nos mecanismos de busca da internet, consultar colegas de profissão, visitar feiras tecnológicas.
No entanto, para facilitar a sua busca faremos uma breve apresentação sobre a SIGA Geofísica.
A SIGA Geofísica foi fundada em 2017 para auxiliar os profissionais das diversas áreas da engenharia, geologia e geotecnia a investigar o subsolo sem risco de danos aos materiais enterrados, utilizando apenas metodologias geofísicas indiretas e não destrutivas.
Contamos com uma equipe formada por profissionais com experiência comprovada em engenharia, geologia, geotecnia e geofísica. Além de equipamentos sofisticados de última geração.
O fundador da SIGA Geofísica é Geofísico formado pela Universidade de São Paulo – USP em 2005, com MBA em Gestão Estratégica pela ESALQ – USP.
Especialista em mapeamento geofísico urbano para auxílio em obras de infraestrutura, sempre desenvolveu estudos para empresas renomadas na América do Sul.
Conta com vasta experiência em mapeamento de subsolo, utilizando as metodologias e técnicas mais conhecidas da Geofísica rasa, tais como Eletrorresistividade, Ground Penetrating Radar (GPR), SubBottom Profiler (SBP) entre outros.
A SIGA Geofísica oferece os principais métodos geofísicos para mapeamento e caracterização do subsolo:
- Georadar
- Eletrorresistividade;
- Sísmica de refração;
- Vídeo inspeção de tubulação
Conclusão
As sondagens geofísicas são sinônimo de inovação e aplicação de tecnologia inteligente para a ampla gama de projetos e setores da economia do mercado.
Então, seja qual for o seu segmento de projeto ou setor, se precisar de mais informações ou contratar sondagens geofísicas, faça contato com os especialistas da SIGA Geofísica. Estamos também no LinkedIn.