Qual a melhor sondagem de solo para construção civil?

A sondagem de solo para construção civil é uma forma de identificar as características físicas dos solos em que as obras serão edificadas.

Para isso, são adotadas diferentes metodologias e técnicas de sondagem de solo para construção civil.

Como especialistas em metodologias geofísicas indiretas e não destrutivas, nós da SIGA Geofísica, elaboramos este artigo para ajudar você entender o que é a sondagem de solo para construção civil.

Vamos lá?

O que é sondagem de solo para Construção Civil?

A sondagem de solo para construção civil é uma técnica utilizada para investigar as características dos solos e das rochas onde serão construídas as obras como edificações, rodovias, pontes e viadutos.

Aproveitando as os dizeres da ABNT NBR 8044, salientamos que a geotecnia não é uma ciência exata, pois envolve elementos da natureza. 

Portanto, para não haver riscos de interpretação é imprescindível que a análise dos resultados e acompanhamentos dos serviços estejam sob direção de profissionais habilitados.

Assim como os solos, as rochas e as obras apresentam diferentes propriedades e dimensões, a engenharia, geotecnia e a geofísica oferecem diferentes tipos de sondagem para construção civil.

Quais os tipos de sondagem de solo para Construção Civil?

Conheça os diferentes tipos e técnicas de sondagem de solo para construção civil.

Sondagem SPT

A sondagem SPT ou Standard Penetration Test é uma técnica de simples reconhecimento do solo.

O ensaio SPT é o tipo de investigação recomendada como o mínimo para determinar as características do subsolo como classificação, cor, consistência e presença de lençol freático.

Basicamente, são feitas perfurações no terreno onde um amostrador é inserido nos furos e recebe golpes manuais por meio de um martelo de 65 kg, instalado em um tripé.

A quantidade de golpes para penetrar os últimos 30 cm determinam o número N que é um índice de resistência à penetração.  

Para mais detalhes executivos da sondagem SPT com imagens e tabelas, recomendamos a leitura do nosso artigo: Quando a sondagem a percussão é recomendada?

Sondagem a Trado

Essa é uma metodologia de sondagem de solo para construção civil que pode ser feita de maneira manual ou mecanizada.

O trado manual é executado por meio de uma haste helicoidal inserida no solo. Geralmente são coletadas amostras a cada cinco rotações do trado.

Como é manual e depende da força dos trabalhadores é recomendada para inspeções em solos menos resistentes e profundos.

Já o trado mecânico consegue perfurar solos mais profundos e mais duros.

Sondagem rotativa

A sondagem rotativa ou SR é um método de investigação do solo mecanizado que executa perfurações rotativas no solo para inserir uma haste coletora de amostra, denominadas como testemunho.

Pela potência do seu maquinário essa sondagem de solo para construção civil é indicada para solos com rochas duras e maiores profundidades. 

Sondagem GPR

A sondagem GPR ou Georadar usa pulsos eletromagnéticos de curta duração. 

Realiza-se a leitura de retorno dos pulsos, caracterizados por reflexão ou refração das ondas eletromagnéticas.

Para isso, a sondagem por georadar utiliza equipamentos sofisticados, não executa furos e nem mesmo impactos no terreno.

Os seus principais equipamentos são o radar de penetração e as antenas.

Sondagem rotativa ou GPR: qual é a melhor para o seu projeto?

Tanto o método de investigação rotativo quanto o GPR são tipos de sondagem de solo recomendados para construção civil.

Por ser um método considerado convencional, grande parte das empresas oferecem a sondagem rotativa.

Já a sondagem GPR requer equipamentos e profissionais especializados em geofísica aplicada. 

A escolha entre uma metodologia ou outra deve considerar os resultados obtidos na sondagem de simples reconhecimento, na complexidade de obra, no orçamento do empreendimento e na preferência por uma opção mecanizada versus tecnologia de ponta.

Como a SIGA Geofísica pode ajudar os seus projetos de sondagem de solo para Construção Civil?

A SIGA Geofísica pode ajudar os seus projetos de sondagem de solo para Construção Civil por meio de métodos que utilizam as propriedades da física aliados ao da geotecnia.

Além das investigações pelo método do Georadar, oferecemos soluções como: 

Contamos com uma  equipe formada por profissionais com experiência comprovada em engenharia, geologia, geotecnia e geofísica. Além de equipamentos sofisticados de última geração.

Conclusão

A sondagem de solo para construção civil é uma metodologia de investigação que utiliza processos manuais, mecânicos ou geofísicos.

As conclusões dos seus relatórios informam projetistas e engenheiros de obra as características do solo em que pretendem assentar edificações, rodovias entre outras estruturas.

Quer obter relatórios da sondagem do solo para construção civil com aplicação de tecnologia avançada? Faça contato com os especialistas da SIGA Geofísica e obtenha informações conforme as características da sua obra. Estamos também no LinkedIn

Leia também