Conheça 2 equipamentos de geofísica utilizados em projetos de expansão

Diferentes equipamentos de geofísica são utilizados para analisar o subsolo e obter dados precisos sobre os diferentes tipos de materiais encontrados na subsuperfície. O método se baseia na análise da densidade, susceptibilidade magnética e condutividade dos objetos.

O método geofísico se caracteriza como não invasivo e quando bem aplicado identifica elementos naturais e artificiais. Assim, é possível detectar tubulações, cavidades, minérios, plumas de contaminação e monitorar a estrutura interna de barragens.

A seguir, explicaremos melhor como funcionam os equipamentos utilizados nesse processo. Acompanhe!

Equipamentos de geofísica mais utilizados em projetos de expansão

Entre os equipamentos de geofísica mais utilizados, vale destacar:

GPR

O radar de penetração do solo (GPR) emite pulsos eletromagnéticos de alta frequência transmitidos ao subsolo. Esse é um dos equipamentos de geofísica projetados para encontrar ruínas, tubulações, rios subterrâneos e cavernas em grandes obras da construção civil.

Tem alto desempenho, mesmo em terrenos acidentados e oferece bom custo benefício. Permite a interpretação de dados em tempo real – a leitura pode ser realizada em notebooks, tablets e até em smartphones, agilizando o fluxo de trabalho. As principais vantagens do GPR são as seguintes:

Redução do impacto ambiental

O GPR realiza análises não invasivas, ou seja, não há necessidade de escavar ou perfurar o solo. Assim, além de reduzir os custos associados à coleta de dados, o equipamento minimiza o impacto ambiental da obra.

Aumento da eficiência

O GPR é um dos equipamentos de geofísica mais eficientes do mercado, uma vez que coleta grande quantidade de dados em um curto espaço de tempo. Isso é especialmente útil em projetos que tenham prazo reduzido, mas que necessitam de uma análise abrangente do subsolo.

Alta Resolução

O radar de penetração do solo tem alta resolução, permitindo identificar características do solo com grande precisão. Também ajuda a detectar anomalias e estruturas que poderiam não ser identificadas com outros métodos.

Versatilidade

O GPR é um equipamento versátil que pode ser utilizado em diferentes estruturas como terra, pedra, areia, concreto, lama e estruturas subaquáticas. 

Antena de Geofísica

A antena de geofísica é um dos equipamentos de geofísica utilizados para receber sinais eletromagnéticos provenientes do subsolo e a posterior interpretação dos sinais refletidos.

Permite a investigação rápida dos elementos que compõem o subsolo. Em geral, a antena de geofísica é empregada em locais onde é necessário identificar a variação da composição do solo e analisar as estruturas subterrâneas com maior precisão.

A antena de geofísica é empregada nos seguintes setores:

Engenharia Civil 

A antena é um dos equipamentos de geofísica que ajuda a mapear o subsolo, evitando atrasos e prejuízos em obras de expansão. Detecta a estabilidade do solo, a presença de fundações, construções abandonadas, cavidades e depósitos minerais.

Arqueologia

Permite planejar escavações de modo a preservar os sítios arqueológicos, estruturas e outros elementos. Também garante a preservação do entorno.

Estudos Ambientais

Em estudos ambientais, a antena é um dos equipamentos de geofísica empregados para analisar lençóis subterrâneos, aquíferos e identificar a presença de metais pesados no solo.

Geologia

O equipamento identifica a composição do solo e os recursos minerais presentes no terreno. Também analisa as formações geológicas.

Monitoramento de infraestrutura

Monitorar estruturas de minas, represas, túneis e pontes ajuda a detectar anomalias e falhas não visíveis. Assim, a empresa responsável pela estrutura poderá realizar a manutenção preventiva, de modo a evitar prejuízos e acidentes.

Por que contar com o serviço da Siga Geofísica na sua empresa?

A geofísica produz resultados confiáveis e os equipamentos utilizados auxiliam na investigação de grandes espaços em períodos bastante reduzidos. O objetivo é estudar a estrutura interna do solo assim como a dinâmica de fluidos geológicos.

A Siga Geofísica tem ampla experiência em mapeamento geofísico urbano para auxílio em obras de infraestrutura. A Siga Geofísica trabalha com empresas renomadas de toda a América do Sul e possui vasta experiência em mapeamento de subsolo tais como Eletrorresistividade, Ground Penetrating Radar (GPR) e Sub Bottom Profiler (SBP).

Precisando investigar a composição do solo para um projeto de expansão? Então, entre em contato com os especialistas da Siga Geofísica agora mesmo!

Leia também