Entenda o que é Geofísica de alta resolução e quando é aplicada

A geofísica de alta resolução fornece resultados confiáveis e duradouros que podem ser utilizados em diferentes setores como a mineração e a construção civil.

O objetivo é preservar o meio ambiente, reduzir o tempo de trabalho e garantir a segurança dos operários que só trabalharão em terrenos estáveis. 

Quer entender melhor? A seguir, explicaremos o que é geofísica de alta resolução e como o serviço é realizado. Acompanhe!

O que é geofísica de alta resolução

A geofísica de alta resolução é uma técnica utilizada para analisar o subsolo por meio de ondas sísmicas. Funciona assim: as ondas são refletidas nos diferentes objetos e materiais presentes no subsolo e capturadas por equipamentos especializados que criam imagens detalhadas.

Como é realizado o serviço de geofísica de alta resolução?

O trabalho é realizado por uma equipe altamente qualificada e apta a operar equipamentos de geofísica de alta resolução. Os itens necessários ao trabalho são posicionados no local desejado e as ondas sísmicas são emitidas a partir da superfície.

Ao serem refletidas na superfície de objetos enterrados e capturados pelos equipamentos as ondas produzem imagens de alta resolução.

Quais as vantagens da geofísica de alta resolução?

A geofísica de alta resolução oferece muitas vantagens para projetos de grandes ou pequenas dimensões. Entre elas, vale destacar:

  • Imagens de grande alta resolução: gera dados detalhados que permitem identificar as estruturas geológicas do solo com grande precisão. O objetivo é facilitar a construção de estradas, pontes e represas. Em sítios arqueológicos, a geofísica de alta resolução ajuda a desenterrar as estruturas sem as danificar.
  • Segurança: o procedimento garante a segurança dos operários, uma vez que eles saberão exatamente se o solo apresenta irregularidades e elementos como grutas e rios subterrâneos. 
  • Aplicabilidade: A geofísica de alta resolução pode ser aplicada em diferentes superfícies, em áreas urbanas e em regiões isoladas ou de difícil acesso;
  • Confidencialidade: Os dados obtidos são confidenciais, preservando a privacidade da empresa e a segurança das operações. Também evita que a concorrência utilize as imagens obtidas em benefício próprio.

Quais são os outros métodos utilizados na geofísica?

Os principais métodos utilizados na geofísica são os seguintes:

Resistividade

Detecta corpos que tenham anomalias na sua condutividade elétrica. Geralmente é utilizado em estudos de águas subterrâneas.

Potencial espontâneo

Ajuda a detectar a presença de minerais que reagem com eletrólitos do solo. Por exemplo, um corpo sulfuroso que esteja mais oxidado em uma das suas faces originará um potencial elétrico facilmente detectável por galvanômetros dispostos à superfície.

Polarização induzida:

Magnetotelúrico

Utiliza campos magnéticos alternos para induzir correntes que atravessam diferentes materiais condutores presentes no solo. 

Eletromagnético

O método é utilizado na exploração mineral e se baseia na propagação de campos eletromagnéticos de baixa frequência.

Métodos sísmicos

A geofísica de alta resolução é um método sísmico que se baseia na propagação de ondas artificiais monitoradas através do seu eco, ou seja, após percorrerem o subsolo e retornarem à superfície.

[H3] Perfilagem de Poços

Interpreta propriedades geofísicas das rochas presentes no local de construção de um poço. O objetivo é auxiliar na produção de um modelo geológico do reservatório que mantenha a exploração do fluido.

[H2] Conheça a Siga Geofísica

Para garantir resultados confiáveis, é preciso contar com uma empresa especializada em geofísica de alta resolução. A Siga Geofísica conta com um time de profissionais qualificados e experientes para realizar os estudos geofísicos mais adequados às necessidades do seu projeto.

A Siga Geofísica tem soluções inteligentes em geofísica aplicada e oferece aos clientes diversas soluções para ajudar a empresa em aspectos sociais e ambientais. Realizamos os seguintes serviços:

  • Vídeo inspeção robotizada de dutos: verifica o aspecto geral de diferentes tubulações com equipamentos robóticos especiais.
  • Sísmica de refração: se baseia na análise de ondas mecânicas que se propagam no subsolo e retornam à superfície ao encontrar uma variação abrupta.
  • Eletrorresistividade: analisa a resistividade elétrica dos materiais e é utilizado na área de geociências.
  • Georadar (GPR): detecta interferências, plumas de contaminação e a composição do solo.

Quer saber mais sobre geofísica de alta resolução? Então, continue lendo o nosso blog!

Leia também