3 Vantagens da Inspeção não Invasiva de Tubulações com Georadar

O método Ground Penetrating Radar (GPR) é uma inspeção não invasiva que utiliza ondas eletromagnéticas de alta frequência para mapear objetos como cavernas, encanamentos e construções presentes no subsolo.

O equipamento utilizado possui uma antena bipolar e uma unidade de processamento que capta os dados em tempo real. Os pulsos elétricos de alta frequência (entre 10 e 25 MHz) garantem alta resolução e a eficiência do processo de mapeamento.

O sinal transmitido ao solo é refletido nas estruturas encontradas e é transmitido para a unidade de armazenamento para que seja interpretado. 

A seguir, explicaremos melhor as vantagens da inspeção não invasiva de tubulações com Georadar. Acompanhe!

Funcionamento do Georadar

A teoria do Ground Penetration Radar (GPR) se fundamenta no fenômeno de propagação de ondas eletromagnéticas e segue princípios magnéticos e as propriedades elétricas do meio estudado.

A velocidade de propagação do pulso se baseia na velocidade intervalar e em conceitos de velocidade RMS. 

3 vantagens da inspeção não invasiva de tubulações com Georadar

O Georadar é uma ferramenta de inspeção de baixo custo, se comparado a escavações e métodos utilizados em estudos pontuais. Oferece ainda as seguintes vantagens:

1. Rapidez na Identificação de vazamentos

Ao contrário dos métodos convencionais, a inspeção não invasiva de tubulações com Georadar identifica vazamentos e problemas em sistemas de água e esgoto com rapidez e eficiência. Isso é especialmente valioso em projetos com cronogramas apertados. 

Assim, fica mais fácil reparar os materiais danificados, evitando o desperdício de material.

2. Segurança em escavações

A precisão do GPR oferece grande precisão na localização das tubulações enterradas, contribuindo diretamente para a segurança dos projetos de instalação e reparação hidráulica, e assim evitando acidentes causados pela falta de conhecimento na área.

Além disso,o Georadar fornece informações sobre a profundidade das tubulações e as características do solo, o que engloba composição e presença de lençóis freáticos.

3. Mapeamento de estruturas ocultas

O Georadar ajuda a descobrir objetos, sedimentos, pedras e outros elementos que estejam obstruindo as tubulações. Assim, fica mais fácil corrigir problemas de modo a fazer com que o abastecimento seja rapidamente restaurado.

Além disso, o mapeamento 3D com Georadar fornece mapeamento tridimensional das tubulações enterradas no solo, ajudando a compreender toda a estrutura de forma mais abrangente.

O procedimento também pode ser realizado para mapear redes de energia elétrica subterrâneas, especialmente cabos, dutos e grandes estruturas. 

Quais são as outras aplicações do Georadar?

O Georadar também pode ser utilizado em diversos setores incluindo infraestrutura, mineração, siderurgia e indústria. No setor da mineração, por exemplo, o GPR analisa a estrutura do solo apontando onde há cavidades, veios de água, minerais e obstáculos que possam comprometer a segurança dos trabalhadores.

Em projetos de infraestrutura, o GPR pode ser utilizado na inspeção não invasiva de tubulações, na análise das estruturas já existentes e na identificação de potenciais problemas estruturais.

Em obras de engenharia, o GPR detecta objetos subterrâneos em busca de objetos subterrâneos, redes de água, galerias, esgotos e sítios arqueológicos. 

Conheça a Siga Geofísica

A Siga Geofísica executa diversos serviços de excelência, como por exemplo:

Inspeção robotizada

A inspeção robotizada verifica as condições internas de tubulações de diferentes materiais. Para garantir a eficiência, são utilizados equipamentos especiais para verificar a rede investigada.

Pode ser aplicado em áreas rurais, industriais ou urbanas para verificar tubos pluviais ou esgoto e as condições operacionais destes sistemas. 

Detecção de interferências

Serviços de Georadar são utilizados para detectar interferências construtivas no solo como construções, tubulações e plumas de contaminação.

Sísmica de refração

Os métodos sísmicos examinam a superfície por meio de dois processos: reflexão e refração. A partir do tempo de propagação das ondas da fonte até o receptor é possível calcular a profundidade e o tipo de material existente em um meio.

Eletrorresistividade

Investiga a resistividade elétrica dos materiais, baseando-se no estudo do potencial elétrico dos campos naturais e dos campos provocados. Por meio da análise das medições é possível reconhecer as estruturas presentes no subsolo.

A resistividade é medida ao se analisar a dificuldade que a corrente elétrica encontra para atravessar determinado material.

Precisando de serviços de inspeção não invasiva de tubulações com Georadar? Então, entre em contato com a Siga Geofísica agora mesmo!

Leia também