Quem já contratou o serviço de georadar para investigações e mapeamento das camadas dos solos, dificilmente quer voltar para os métodos tradicionais.
O uso de equipamentos de ponta e a aplicação de métodos não destrutivos e com processos não invasivos são alguns dos benefícios para os terrenos dos usuários que contratam esse serviço.
Para quem ainda não conhece muito bem essa tecnologia costuma se questionar: Quando contratar um serviço de georadar?
Como o serviço de georadar faz parte das soluções da SIGA Geofísica, elaboramos este artigo para ajudar você a esclarecer a dúvida de quando contratar um serviço de georadar.
Como funciona um serviço de georadar?
O serviço de georadar, GPR ou Ground Penetrating Radar, é uma tecnologia de levantamento de dados geofísicos que utiliza ondas eletromagnéticas para detectar e mapear estruturas subterrâneas.
O processo envolve a emissão de pulsos de radar no solo e a recepção dos sinais refletidos por diferentes materiais subsuperficiais, como rochas, solos, água e estruturas feitas pelo homem, como tubulações e cabos.
A operação do georadar baseia-se no princípio da reflexão das ondas eletromagnéticas. Quando um pulso de radar é transmitido para o solo, ele interage com diferentes camadas e objetos subterrâneos.
Essas interações geram reflexões que são captadas pela antena receptora. As variações no tempo de retorno e na amplitude dos sinais permitem a identificação de diferentes materiais e estruturas.
Um serviço de georadar é composto basicamente por três componentes:
- Transmissor: Emite pulsos de ondas eletromagnéticas de alta frequência.
- Receptor: Captura as ondas refletidas dos diferentes materiais no subsolo.
- Unidade de Controle: Processa os dados recebidos, convertendo-os em imagens ou gráficos que representam a subsuperfície.
Os dados coletados em campo pelos operadores são encaminhados para o escritório para gerar imagens detalhadas da subsuperfície.
Técnicas de processamento digital, como filtragem e correção de ganho, são aplicadas para melhorar a clareza e a precisão das imagens. As representações visuais resultantes permitem uma interpretação fácil dos dados, facilitando a identificação de anomalias ou estruturas específicas.
Quando contratar um serviço de georadar?
Para responder esse questionamento. Separamos aplicações que justificam a contratação do serviço de georadar. Acompanhe:
- Mapeamento de interferências subterrâneas, auxiliando construções, reformas sondagem para furos direcionais e/ou remoção de solo;
- Reforma de dutos e instalações subterrâneas;
- Confirmação de “As Built”;
- Verificação de estruturas;
- Confirmação de camada asfáltica ou de concreto;
- Identificação de plumas de contaminação;
- Identificação de objetos arqueológicos;
- Caracterização geológica (estratigrafia);
- Identificação de cavernas e/ou vazios.
Essas aplicações fazem parte de diversos segmentos da sociedade. Confira:
- Edificações de construção civil, industriais, residenciais, comerciais entre outras;
- Obras de infraestrutura como estradas, viadutos, pontes;
- Mineração;
- Petróleo e gás;
- Explorações arqueológicas;
- Áreas de riscos;
- Serviços ambientais (Ex. para identificação de contaminação do solo).
Como a SIGA Geofísica pode ajudar a sua empresa?
A SIGA Geofísica pode ajudar a sua empresa por que o serviço de Georadar faz parte das soluções inteligentes que oferecemos.
Fundada em 2017, por meio da experiência do seu fundador.
Geofísico formado pela Universidade de São Paulo – USP em 2005, com MBA em Gestão Estratégica pela ESALQ – USP.
Especialista em mapeamento geofísico urbano para auxílio em obras de infraestrutura, sempre desenvolveu estudos para empresas renomadas na América do Sul.
Conta com vasta experiência em mapeamento de subsolo, utilizando as metodologias e técnicas mais conhecidas da Geofísica rasa, tais como Eletrorresistividade, Ground Penetrating Radar (GPR), SubBottom Profiler (SBP) entre outros.
Junto a uma equipe composta por profissionais com experiência comprovada em engenharia, geologia, geotecnia e geofísica. A SIGA Geofísica tem como valores:
- Priorização da segurança de nossos colaboradores e parceiros;
- Compromisso com a integridade e honestidade;
- Busca constante pela co-prosperidade;
- Liberdade: os colaboradores têm total flexibilidade de horários, independentemente da demanda de trabalho;
- Utilização de tecnologia de ponta;
- Adoção de uma visão crítica e ágil;
- Cultivo de uma mentalidade resolutiva;
- Excelência na prestação dos serviços;
- Alta qualidade e agilidade na entrega dos resultados.
Conclusão
Quando contratar um serviço de georadar? A resposta é simples: Sempre que o terreno da sua obra, empreendimento, área de exploração entre outros ambientes, necessitar de laudos seguros e tecnológicos para mapeamento e investigação do solo
Portanto, agora já sabe quando e onde contratar um serviço de Georadar. Faça contato conosco com os especialistas da SIGA Geofísica. Apresente o seu projeto ou combine uma visita. Estamos também no LinkedIn.