Entenda como o Georadar facilita a localização de tubos subterrâneos

A localização de tubos subterrâneos exige a utilização de um Georadar, também conhecido como GPR (Ground Penetration Radar) ou radar de penetração do solo, em português.

Por meio de ondas eletromagnéticas, o aparelho localiza interferências, objetos e tubos de diferentes materiais no subsolo. No entanto, a precisão varia de acordo com o equipamento e com a antena utilizada. 

Quer entender melhor esse assunto? Então, continue a leitura do post!

Como o georadar facilita a localização de tubos subterrâneos?

O Georadar possui uma antena dipolar e uma unidade de processamento que permite a coleta de dados. Ao ser utilizado, o aparelho emite pulsos eletromagnéticos de alta frequência e a resposta também é captada pela antena. As mais comuns operaram em frequências que variam entre 50 mhz e 200 mhz.

As informações são transmitidas para a unidade de armazenamento para interpretação posterior. A precisão do processo depende do tipo de antena utilizada, do tamanho e  profundidade dos objetos refletores, da adequação do material e da área geológica estudada. 

Também é necessário considerar os parâmetros elétricos dos terrenos. Terrenos argilosos, por exemplo, dificultam a localização de tubos subterrâneos uma vez que o material não tem contraste eletromagnético. Além disso, nesses locais o radar atinge profundidades inferiores a 1 metro. Alguns terrenos, no entanto, permitem a localização de tubos subterrâneos enterrados a mais de 50 metros da superfície.

Para realizar uma localização de tubos subterrâneos é necessário procurar uma empresa especializada no assunto, como a Siga Geofísica. Assim, o trabalho será realizado em pouco tempo e com resultados que garantam o sucesso do projeto de construção.

O radar de penetração do solo é o mesmo que sondagem rotativa?

Como dissemos, o Georadar mapeia a localização de tubos subterrâneos por meio de ondas eletromagnéticas de alta frequência. No processo, uma antena é arrastada sobre uma superfície emitindo pulsos que retornam ao sensor após refletir os materiais encontrados no solo.

O processo, portanto, não retira amostras do solo. As medições indiretas são realizadas por meio de através de levantamentos sísmicos, elétricos, eletromagnéticos, radiométricos e geotérmicos, entre outros.

Já a sondagem rotativa utiliza uma broca para penetrar o solo. O equipamento de perfuração gira constantemente de modo garantir que a broca penetre nas diferentes camadas do solo, coletando amostras para sondagem laboratorial.

O objetivo, portanto, é conseguir amostras de alta qualidade em locais onde não é possível utilizar o Georadar.

Quais as vantagens do Georadar na localização de tubos subterrâneos?

Entre as vantagens do Georadar podemos citar:

  • Baixo custo quando comparado a serviços similares;
  • Rapidez na localização de tubos subterrâneos;
  • Resultados de alta resolução.

Em quais tipos de projetos a localização de tubos subterrâneos é importante? 

Além da localização de tubos subterrâneos, o georadar pode ser utilizado das seguintes maneiras:

  • Em obras de engenharia da indústria do petróleo ou do gás natural quando é necessário verificar a localização de tubos subterrâneos que distribuem água potável. 
  • Em projetos de construção em áreas urbanas de tráfego intenso ou com limitações de intervenção quando é preciso encontrar tubulações de água potável, de esgoto ou de drenagem.
  • Na Geotecnia como parâmetro comparativo de técnicas já consolidadas com o SPT (Standard Penetration Test) para áreas onde existam cavidades ou escorregamento de taludes.
  • Em áreas arqueológicas onde é necessário investigar o solo para identificar estruturas construtivas ou a passagem de tubulações aquíferas.
  • Confirmação de camadas asfálticas ou de concreto;
  • Em reformas de dutos e instalações subterrâneas; e
  • Identificação de plumas de contaminação.a

Qual a importância de contar a Siga para a localização de tubos subterrâneos?

A Siga Geofísica oferece aos clientes soluções inteligentes para a sondagem do solo para obras de infraestrutura com a utilização de técnicas como Eletrorresistividade, Ground Penetrating Radar (GPR) e SubBottom Profiler (SBP).

Utilizamos uma abordagem focada na preservação ambiental e na interferência não invasiva. Além disso, focamos no aspecto social, promovendo relações de respeito entre nossos colaboradores, parceiros e nas comunidades onde operamos. 

Conclusão

A Sonda Geofísica faz diagnósticos e a localização de tubos subterrâneos utilizando tecnologia de ponta em seus serviços. 

Precisa de especialistas para a localização de tubos subterrâneos no seu projeto de construção? Então, entre em contato com a Siga Geofísica agora mesmo!

Leia também