Conheça as Principais Métodos de Prospecção Geofísica

Os métodos de prospecção geofísica são amplamente utilizados para procurar jazidas minerais, mapear o subsolo e em buscas arqueológicas. Também auxilia na construção de represas e barragens que respeitam as leis ambientais.

Há diferentes métodos de prospecção geofísica: a escolha depende do tamanho do projeto, prazo e tipo de solo.

A seguir, explicaremos melhor esse assunto. Acompanhe!

10 Principais métodos de prospecção geofísica

Entre os principais métodos de prospecção geofísica, vale destacar:

1. Métodos Sísmicos

O registro das ondas sísmicas que percorrem o subsolo são registradas por sismógrafos nesse método de prospecção geofísica. Posteriormente, os dados são analisados e interpretados para descobrir a estrutura existente sob a superfície. Se dividem em dois tipos:

Sísmica de reflexão

Ondas sísmicas geradas artificialmente são analisadas para verificar a presença de cavernas, rios, tubos subterrâneos e formações rochosas presentes no subsolo.

Sísmica de refração

Analisa a quebra das ondas frontais geradas pela detonação de explosivos em um terreno.

2. GPR

O Radar de Penetração no Solo (GPR) é um método de prospecção geofísica que utiliza pulsos elétricos para criar ondas eletromagnéticas irradiadas pelo subsolo por meio de antenas emissoras. A transmissão varia de acordo com as propriedades elétricas do subsolo quando submetido a frequências controladas pelo que ali se encontra.

O pulso é refletido por estruturas como fundações, dutos e ruínas e captado pela antena recebedora. Medidas realizadas em linha são colocadas lado a lado para formar imagens em alta resolução, tanto da lateral quanto da vertical da superfície.

O alcance vertical do GPR varia de alguns centímetros em áreas sedimentares a áreas com centenas de metros em regiões compostas por areia e cascalho. No gelo, o alcance vai além de três quilômetros.

O método permite mapear estruturas geológicas, interferências e analisar a integridade de estruturas de concreto.

3. Métodos Potenciais

Permitem o reconhecimento de grandes estruturas presentes no subsolo:

Gravimetria

Os gravímetros medem a variação da aceleração da gravidade em uma determinada superfície. A análise dos dados mostra a distribuição dos elementos presentes no subsolo.

Magnetometria

Apontam a carga magnética do terreno analisado apontando estruturas rochosas e elementos eletromagnéticos.

4. Métodos elétricos

Mede campos naturais ou induzidos por meio dos seguintes métodos:

Método eletromagnético (EM)

Analisa os campos eletromagnéticos da Terra para mapear os atributos das rochas como permeabilidade, permitividade, resistividade.

Polarização induzida

Analise a queda da voltagem induzida em um terreno após o desligamento da corrente de excitação.

5. Magnetotelúrico

É um dos métodos de prospecção geofísica que mede campos magnéticos e correntes telúricas. Correntes telúricas são correntes naturais da Terra que fluem de maneira contínua.

6. Resistividade

Método de prospecção geofísica que mede a resposta do subsolo a um campo elétrico gerado artificialmente. Para isso, a corrente elétrica penetra no solo por meio de dois eletrodos designados como A e B. O resultado é analisado por meio de eletrodos denominados M e N.

7. Potencial espontâneo

Analisa a diferença de potencial entre dois pontos de terrenos ou cavidades como poços ou cavernas.

8. Método gama espectrométrico

Mede a energia dos raios gama emitidos depois do espaço analisado ter sido bombardeado por nêutrons de alta energia. Também estima a salinidade, porosidade e argilosidade da formação.

9. Métodos radiométricos

Se destaca entre os métodos radiométricos que determinam os elementos de rochas e minerais. Compostos radioativos naturais são os mais buscados devido ao seu grande valor econômico e pela sua utilização nos métodos geocronológicos que analisam a idade de estruturas minerais.

10. Geofísica de poço

É um dos métodos de prospecção geofísica mais utilizados para encontrar água e petróleo. Utiliza sensores acoplados a aparelhos eletrônicos para determinar o volume da jazida e facilitar a construção do poço.

Conheça a Siga Geofísica

A Siga Geofísica trabalha com equipamentos de ponta e profissionais capacitados para atender a todas as demandas da sua empresa. Prestamos serviços de Georadar, vídeo inspeção robotizada de dutos, eletrorresistividade e sísmica de refração, método que analisa a propagação de ondas mecânicas em diferentes superfícies.

Precisando utilizar alguns dos métodos de prospecção geofísica no seu projeto de construção ou reforma? Então, entre em contato com os especialistas da Siga Geofísica agora mesmo!

Leia também