Em obras de infraestrutura, as soluções geofísicas buscam solucionar problemas oriundos do tipo de solo e das interações humanas com ambientes geológicos naturais. O objetivo é garantir que rodovias e obras de grande porte sejam construídas com sucesso e no menor tempo possível.
No entanto, assim como em vários setores da engenharia, a geofísica enfrenta desafios que precisam ser superados para que as obras de infraestrutura tenham êxito.
A seguir, explicaremos melhor esse assunto. Continue a leitura do post!
Desafios da Geofísica para Obras de Infraestrutura
Entre os desafios que a geofísica enfrenta em áreas de infraestrutura, vale destacar:
Escassez de especialistas na área
Um dos maiores desafios enfrentados por quem planeja uma obra de infraestrutura é encontrar profissionais qualificados para atuar na área. Segundo uma publicação da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), para modernizar portos, ferrovias e sistemas modais é necessário formar profissionais capacitados.
Também é necessário investir no desenvolvimento de novas tecnologias que tornem o trabalho mais simples e ágil, atraindo o interesse de profissionais mais jovens.
Infraestrutura deficiente
Outro desafio da geofísica é a infraestrutura deficiente. Para combatê-lo é necessário investir em grandes projetos de engenharia e na manutenção dos existentes, incluindo a drenagem de águas pluviais, conservação de rodovias e a contenção de encostas.
Também é necessário estabilizar taludes e corrigir problemas identificados nas estruturas já existentes.
Falta de planejamento urbano
Outro problema comum das grandes obras de infraestrutura é a falta de planejamento urbano, que leva à ocupação irregular das áreas de risco e a ocorrência de tragédias em diversas cidades brasileiras como Teresópolis, Belo Horizonte e Guarulhos.
A geofísica tem um papel fundamental no planejamento urbano, pois a técnica aponta instabilidades das encostas, colapso de cavernas e túneis de demais problemas que afetem a segurança e a estabilidade da estrutura.
Mudanças climáticas
As mudanças climáticas impactam negativamente as obras de infraestrutura. O aumento da temperatura da Terra provoca chuvas em excesso, contribuindo para a instabilidade do solo.
Longos períodos de seca aliados a baixa preservação da vegetação em áreas de encosta também contribuem para a instabilidade do solo causando deslizamentos. Outro problema são as queimadas em ambientes urbanos que comprometem a estabilidade de construções e destrói a mata nativa, contribuindo para a instabilidade dos morros.
Soluções na geofísica para grandes obras de infraestrutura
Para enfrentar o desafio das mudanças climáticas é preciso conceber projetos pensados para minimizar seus impactos. É o caso de sistemas de drenagem mais eficientes e a construção de viadutos, estradas e obras com materiais mais resistentes.
Também é importante apostar em materiais construtivos “amigos” do meio ambiente, que não absorvam o calor e que ajudam a escoar a água da chuva.
Gabiões
Gabiões são estruturas de ferro ou aço inox recheadas de pedras inteiras e britadas. Ajudam a estabilizar o terreno em obras de infraestrutura como estradas, escadas, obras hidráulicas. São amplamente conhecidos e utilizados em diferentes regiões do planeta.
Túneis da mineração subterrânea
Túneis da mineração subterrânea são construídos com fibras metálicas para concreto projetado, malhas de fortificação e suportes reforçados.
Prevenção de desastres naturais
Para prevenir o desabamento de encostas é necessário utilizar telas para controle de blocos de rochas ou telas para solo grampeado verde. Também é possível utilizar barreiras dinâmicas ou debris flow.
A Siga Geofísica oferece ainda diversas soluções inteligentes para obras de infraestrutura nos mais diversos ambientes. Executamos diversos serviços como:
Vídeo inspeção robotizada de dutos
O processo de vídeo inspeção interna de tubulações verifica as condições internas de toda a estrutura com o uso de equipamentos especiais.
Georadar (GPR)
Os serviços de Georadar ou GPR (Ground Penetrating Radar) são utilizados para detecção de elementos como cavernas, lençóis freáticos e restos construtivos em regiões destinadas a obras de infraestrutura.
Eletrorresistividade
A eletrorresistividade é um método geoelétrico baseado na determinação da resistividade elétrica dos materiais, tendo sido utilizado nos mais variados campos de aplicação das geociências.
Sísmica de refração
Os métodos sísmicos baseiam-se no fato de que uma onda mecânica gerada na superfície se propaga em subsuperfície até encontrar uma variação abrupta das propriedades elásticas do meio, o que faz com que esta onda retorne para superfície
Quer saber mais? Então, entre em contato com a Siga Geofísica agora mesmo!