Junho é mês da conscientização do meio ambiente e nada melhor do que aproveitar a oportunidade para refletir sobre a importância de proteger o solo nos projetos de infraestrutura e da construção civil.
Como você sabe, o terreno desempenha um papel crucial na preservação do ecossistema e sua qualidade se reflete na saúde de uma determinada região. Projetos que não analisam o terreno corretamente, tendem a degradá-lo devido a problemas causados pela compactação inadequada e a destruição de áreas que poderiam ter sido preservadas.
Quer descobrir como proteger o solo em obras empresariais e preservar o meio ambiente? Então, continue a leitura!
O que é preservação do solo?
Para preservar é necessário adotar práticas que protegem o solo, garantindo a sobrevivência das futuras gerações. Na agricultura, essas medidas incluem a adoção de técnicas de manejo sustentável do solo como adubação verde, rotação de culturas e o plantio direto.
Na construção civil, a preservação do solo foca na utilização de ferramentas geofísicas como o Georadar e a eletrorresistividade.
Quais problemas construtivos decorrem da falta de investigação eficaz do solo?
Construções profundas podem apresentar atrito negativo quando estacas de diferentes materiais são cravadas em solos argilosos, úmidos ou instáveis.
A redução da carga suportada por cada estaca tende a deformar a construção, causando fissuras que comprometem a integridade de toda a estrutura.
Solos moles
A fundação transfere a carga recebida para o solo, que deve resistir ao impacto. Conhecer a composição do subsolo é fundamental para determinar a profundidade correta dos elementos construtivos, garantindo que a construção não fique desnivelada.
Um exemplo são os prédios localizados na orla de Santos, litoral de São Paulo. O solo de baixa densidade causou desníveis que em alguns pontos atingiram a altura de 1,80 m.
Dimensionamento errado
Outro problema causado ao meio ambiente decorre de uma fundação subestimada, que apresenta dimensões inferiores à carga suportada. O erro pode acarretar problemas como necessidade de reforço estrutural e a ruína da edificação.
Quais são as técnicas geofísicas que podem ser utilizadas para preservar o solo?
Analisar o solo permite avaliar riscos, identificar possíveis contaminações e garantir a estabilidade do terreno, ajudando a prevenir danos ambientais futuros. Entre os equipamentos geofísicos mais utilizadas, vale destacar:
GPR (Ground Penetrating Radar)
O Georadar detecta interferências causadas pelos diferentes materiais que compõem o subsolo. Também aponta a presença de aquíferos, cavernas, minerais de valor econômico, plumas de contaminação e elementos geológicos.
Preserva o meio ambiente ao permitir o mapeamento do subsolo, localizando dutos e instalações subterrâneas para verificar a integridade das estruturas existentes, o que evita investigações demoradas e dispendiosas.
Eletrorresistividade
Método geoelétrico que analisa a resistividade elétrica dos diferentes tipos de solo. Se baseia na leitura de campos elétricos naturais e no dos provocados artificialmente para identificar estruturas geológicas e corpos minerais.
Mede a dificuldade que um material impõe a passagem de uma corrente elétrica e é expressa em Ohm x m.
Ondas mecânicas
Mede a propagação de ondas mecânicas que, ao se propagarem na subsuperfície, retornam ao ponto de partida. Medir o tempo de propagação permite calcular a profundidade das interfaces sísmicas já que a velocidade varia de acordo com o material.
Por que proteger o solo em obras empresariais?
Preservar o solo contribui diretamente para a saúde do planeta. Olha só: manter a terra saudável é fundamental para a qualidade da água e das espécies vegetais e animais. Também contribui para a regulação do clima, evitando desastres ambientais.
Na Siga Geofísica, temos um compromisso firme com o meio ambiente. Nosso objetivo é oferecer soluções que ajudem construtoras e incorporadoras a protegerem o meio ambiente e o patrimônio das futuras gerações.
Nosso trabalho é pensar no amanhã, garantindo que as obras de hoje não comprometam o equilíbrio do planeta.
Se una a Siga Geofísica para cuidar do meio ambiente, proteger o solo e construir um futuro mais sustentável para todos! Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços!