Muito utilizada na exploração mineral, a geofísica é uma metodologia eficiente e de baixo custo que analisa as características físicas do solo e do subsolo. De baixo impacto ambiental, a análise revela a composição vertical e lateral de diferentes estruturas geológicas.
Quer entender melhor como utilizar a geofísica na exploração mineral? Então, continue a leitura do post!
Como utilizar geofísica na exploração mineral?
Muito utilizados na exploração mineral, os métodos geofísicos utilizam diferentes parâmetros físicos para encontrar minérios, petróleo e água.
Também podem ser aplicados na construção civil, estudo de barragens e na busca por fontes de água potável. Rápidos e baratos, permitem obter informações precisas sobre a geologia de determinada região.
Na análise da subsuperfície, a geofísica aplicada à exploração mineral detecta características do terreno que não são facilmente identificáveis no mapeamento geológico. Utilizar diferentes metodologias é fundamental para o trabalho ser executado da melhor forma possível.
Quais são os métodos geofísicos mais utilizados na exploração mineral?
Os métodos geofísicos utilizados na exploração mineral podem ser divididos em dois tipos:
Métodos de campos naturais
Procura alterações nos campos gravitacionais, magnético, elétrico e eletromagnético da Terra. Assim, é possível encontrar formações geológicas que despertem interesse econômico.
Métodos de fontes artificiais
Geram ondas sísmicas cuja velocidade de propagação e transmissão pela superfície terrestre é mapeada para fornecer informações sobre a distribuição dos minérios encontrados no subsolo.
Os métodos geofísicos mais utilizados na exploração mineração são os seguintes:
Método elétrico
Utilizado na exploração mineral para procurar metais utilizados nos mais diferentes setores industriais. Os métodos de baixo custo que analisam o comportamento da corrente elétrica em um ambiente são os seguintes: eletrorresistividade, polarização induzida e potencial espontâneo.
- Método de eletrorresistividade: permite detectar objetos no subsolo por meio do estudo de descontinuidades horizontais e verticais nas propriedades elétricas do terreno.
- Método de potencial espontâneo: analisa a eletricidade natural do solo para localizar ruínas, aquíferos e reservas minerais.
- Método de polarização induzida: metodologia que encontra minerais em rochas hospedeiras.
Método eletromagnético
É uma tecnologia de geofísica utilizada na exploração mineral que analisa a resposta do solo à propagação dos campos eletromagnéticos compostos por correntes elétricas alternadas e forças magnéticas.
Comumente utilizado na prospecção de corpos condutivos de minérios, eliminando a necessidade de contato entre o receptor, o transmissor e o solo. Assim, o levantamento é realizado mais rapidamente, economizando recursos.
Método VLF (Very Low Frequency)
Utiliza fontes rádio-transmissoras para detectar irregularidades do subsolo. Permite a utilização de equipamentos pequenos e leves que dispensam transmissores e podem ser operados por um único técnico.
O levantamento VLF é rápido e preciso, ideal para analisar futuras áreas de exploração mineral.
Combinar diferentes metodologias geofísicas ajuda a avaliar a viabilidade de uma área com maior precisão e rapidez. Assim, a empresa poderá investir de forma mais segura, seja em uma área livre ou em terrenos onde é necessário solicitar autorização governamental.
Conheça a Siga Geofísica
A Siga Geofísica oferece soluções inteligentes em geofísica aplicada.
Unimos experiência, tecnologia de ponta, velocidade e diversas soluções em geofísica para ajudar sua empresa em aspectos sociais e ambientais.
A Siga é especialista em mapeamento geofísico urbano para auxílio em obras de infraestrutura. Desenvolvemos estudos para empresas renomadas na América do Sul, possuindo vasta experiência em mapeamento de subsolo, utilizando as metodologias e técnicas mais conhecidas da Geofísica rasa, tais como:
- Georadar (GPR): utilizados para detecção de interferências de qualquer material construtivo, plumas de contaminação e caracterização geológica.
- Eletrorresistividade: método geoelétrico que analisa a resistividade elétrica dos materiais, tendo sido utilizado nos mais variados campos de aplicação das geociências.
- Sísmica de refração: analisa o percurso feito por uma onda até encontrar uma variação abrupta das propriedades elásticas do meio, o que faz com que esta onda retorne para a superfície.
E você? Precisa de mais informações sobre métodos geofísicos utilizados na exploração mineral? Então, entre em contato com os técnicos da Siga Geofísica e se informe melhor sobre esse assunto!