A geofísica de precisão é utilizada para investigar o subsolo, levantando informações que reduzem o custo e o tempo de construção de projetos de engenharia de pequena escala, sejam eles comerciais ou residenciais.
Utilizadas em diferentes etapas do projeto, essas ferramentas de investigação preservam o meio ambiente e apontam em quais locais é possível adentrar com equipamentos de análise geofísica direta ou indireta.
Quer saber mais? A seguir, explicaremos melhor quais são as aplicações da geofísica de precisão em projetos de pequena escala. Acompanhe!
O que é geofísica de precisão?
A geofísica de precisão é um método econômico e rápido utilizado para analisar a composição do solo onde serão erguidas edificações comerciais ou residenciais.Se baseia, portanto, nas propriedades físicas dos materiais presentes no subsolo (densidade, susceptibilidade magnética e condutividade elétrica).
Quais as vantagens da geofísica de precisão?
A geofísica de precisão é uma abordagem não invasiva que oferece diversos benefícios a um projeto de construção ou reforma. Entre eles, vale destacar:
Preservação ambiental
A geofísica de precisão elimina a necessidade de escavações desnecessárias, reduzindo o impacto do projeto no meio ambiente. Isso é crucial em áreas urbanas, zonas rurais e em regiões de proteção ambiental, onde é necessário preservar as nascentes e a mata nativa.
Redução de riscos
Escavar uma região sabendo exatamente o que encontrar reduz o risco de danificar estruturas como cabos de energia, tubulações de água e infraestruturas previamente existentes.
A geofísica de precisão também reduz acidentes, uma vez que a análise detalhada da região impede que os operários danifiquem estruturas que desestabilizam o solo.
Acessibilidade
Com geofísica de precisão não há necessidade de empregar equipamentos e máquinas pesadas como caminhões e tratores. Além disso, há a possibilidade de investigar áreas isoladas e de acesso restrito que não comportam métodos invasivos de análise do solo.
Abrangência
Os dados coletados permitem analisar o subsolo a fundo, de modo a garantir o sucesso dos projetos de pequena escala. O adensamento das informações contribui ainda para a análise indireta de áreas do entorno da construção que assim muitas vezes não precisarão ser investigadas por métodos diretos.
Melhoria das decisões
A geofísica de precisão torna projetos de pequena escala mais inteligentes e precisos, uma vez que ajuda os arquitetos a identificarem elementos soterrados, falhas geológicas e regiões sujeitas a deslizamentos.
Assim, fica mais fácil definir, por exemplo, os locais onde construir fundações para a construção de edifícios, pontes e outras estruturas com base nas características do subsolo ou o local ideal para a deposição de rejeitos.
Economia de recursos financeiros
Projetos que eliminam perfurações e escavações necessárias são mais eficientes e reduzem custos com materiais e com mão de obra. Também diminui a necessidade de retrabalho, contribuindo para a redução do tempo da entrega.
Como você viu, a geofísica de precisão é uma importante ferramenta de engenharia moderna que contribui para a preservação do meio ambiente e para a elaboração de projetos seguros, sustentáveis e econômicos.
A Siga Geofísica é especialista em mapeamento geofísico urbano para auxílio em obras de infraestrutura e construção comercial ou residencial.
Oferecemos aos seus clientes diferentes métodos geofísicos, desenvolvidos para detectar diferentes anomalias presentes no subsolo. A par das informações geradas por métodos não invasivos, os engenheiros podem determinar a abordagem mais adequada a cada projeto.
Trabalhamos com diferentes ferramentas:
- Vídeo inspeção robotizada de dutos para inspeção de tubulações de diferentes tipos e formatos,
- Georadar (GPR) utilizado na detecção de rios subterrâneos, cavernas, plumas de contaminação e minerais de valor econômico relevante,
- Eletrorresistividade é um método geoelétrico baseado na determinação da resistividade elétrica dos materiais, tendo sido utilizado nos mais variados campos de aplicação das geociências,
- Métodos sísmicos baseados na análise de uma onda mecânica gerada na superfície se propaga em subsuperfície até o seu encontro com uma variação abrupta das propriedades elásticas do meio, o que faz com que esta onda retorne para a superfície.
Precisando de ferramentas de geofísica de precisão no seu projeto de pequena escala? Então, não perca mais tempo: entre em contato com a Siga Geofísica e saiba como os nossos métodos inteligentes de mapeamento de subsolo agregam valor ao seu projeto!