4 Inovações em geofísica

Inovações em geofísica ajudam a estudar o subsolo de maneira simples e rápida. Caracterizados como não-invasivos quando bem aplicados podem identificar espaços vazios, ruínas e diversos objetos naturais e artificiais.

Obter informações sobre os materiais encontrados na subsuperfície é fundamental para projetos de infraestrutura e mineração. Também são de fundamental importância em escavações arqueológicas uma vez que ajudam a preservar o meio ambiente assim como as populações do entorno.

A seguir, explicaremos melhor esse assunto. Continue a leitura do post!

4 inovações em geofísica

Entre as principais inovações em geofísica, vale destacar:

1. IA generativa

A IA generativa é uma das inovações em geofísica que facilitam a análise de informações e a comparação de diferentes tipos de terreno. Na exploração mineral, a IA degenerativa facilita a exploração mineral, a extração e o refino de metais ao fornecer dados precisos sobre os processos que serão executados.

Quando se trata de analisar informações, a IA generativa é utilizada para identificar diferentes minerais e fazer a modelagem da superfície. Normalmente, é feita uma modelagem em #D do terreno para entender o tamanho do corpo mineral e assim fazer um planejamento mais eficiente do ponto de vista de custo e produtividade.

Assim, além de reduzir os gastos de exploração em estágio inicial, a IA generativa aumenta a probabilidade de descoberta. 

2. Drones

Drones são utilizados em métodos eletromagnéticos, mais especificamente na gravimetria e no VLF. Assim, é possível cobrir grandes áreas sem sofrer interferência da vegetação, de fontes fluviais e das construções. 

Além disso, drones oferecem uma leitura bastante precisa do solo mesmo em áreas de difícil acesso como superfícies inundadas ou sujeitas a desabamentos. Também permite mapear áreas do subsolo que não permitem realizar medições manuais. 

3. Software de SIG

O Sistema de Informações Geográficas (SIG) permite a análise e a manipulação de dados geofísicos. É composto por quatro elementos software, hardware, pessoas e dados que operam de forma integrada:

  • Hardware: roda o software que coleta e processa os dados geofísicos em ipads, celulares, computadores ou notebooks.
  • Dados: informações resultantes da investigação do espaço e são associados a determinada coordenada geográfica.
  • Pessoas: profissionais competentes analisam os dados e fornecem o parecer técnico sobre o estudo em questão.
  • Software: é o sistema que permite a visualização, análise e armazenamento das informações.

Quais os principais softwares de SIG?

Quando o assunto são inovações tecnológicas, vale destacar que o QGIS e o ArcGis são os dois softwares SIG mais utilizados do mercado. O QGIS é um software livre que facilita a análise e edição dos dados.

Já o ArcGis é pago e baseado em nuvem. Utiliza mapas interativos que facilitam o mapeamento da área estudada.

4. GPS e GNSS

O GPS (Global Positioning System) é uma das inovações em geofísica operadas por satélite que visam determinar a posição de diferentes elementos com grande precisão. A integração do GPS com equipamentos como drones e GPR aumentam a eficiência e a precisão dos levantamentos.

O GNSS é uma evolução do GPS e opera por satélites localizados na União Europeia, Rússia e China. Assim, a análise do subsolo e as medições topográficas são realizadas com maior precisão.

Conheça a Siga Geofísica

A Siga Geofísica conta com inovações em geofísica aplicada que auxiliam a sua empresa nos aspectos ambientais e sociais. Trabalhamos com vídeo inspeção robotizada de dutos, Georadar (GPR), eletrorresistividade e sísmica de refração.

  • Vídeo inspeção robotizada de dutos: visa analisar o interior de tubulações em busca de avarias com a utilização de equipamentos especiais.
  • Georadar: busca interferências, plumas de contaminação e materiais soterrados como rochas, cavernas e plumas de contaminação.
  • Eletrorresistividade: método geoelétrico que determina a resistividade elétrica dos materiais.
  • Sísmica de refração: analisa ondas mecânicas geradas em uma superfície e sua propagação na subsuperfície

Agora que você já conhece algumas importantes inovações em geofísica, que aproveitar para descobrir também o que é mapeamento de subsolo com Georadar: por que contar com este serviço para a sua empresa?

Leia também