3 tecnologias de levantamento geofísico

Tecnologias de levantamento geofísico investigam o subsolo com o auxílio de softwares e informações geológicas da área de estudo.

Diferentemente da investigação geológica que observa diretamente a composição do subsolo, a análise geofísica aponta as mudanças das propriedades físicas do meio investigado e pode ser utilizada em diferentes ambientes e para objetivos diversos.

Quer entender melhor esse assunto? Então, continue a leitura do post!

3 tecnologias de levantamento geofísico mais utilizadas

Entre as tecnologias mais utilizadas, podemos destacar:

1. Eletrorresistividade

A eletrorresistividade é utilizada em três técnicas: sondagem elétrica vertical, caminhamento elétrico e perfilagem elétrica. A escolha depende o objetivo do trabalho que será realizado:

  • Sondagem elétrica vertical (SEV): ideal para investigações pontuais no subsolo, observa a variação vertical da resistividade. Em geral, é utilizada para analisar a resistividade e projetar subestações elétricas ou para apontar a espessura de rochas dispostas horizontalmente na subsuperfície.
  • Caminhamento elétrico: é utilizado em projetos onde é necessário avaliar a variação lateral da resistividade identifica falhas, fraturas, cavidades e reservas minerais.
  • Tomografia elétrica: método de aquisição automatizado e programável, de alta resolução. É realizada com o auxílio de diferentes tecnologias de levantamento geofísico.
  • Perfilagem elétrica: é utilizada em poços de petróleo ou de água. A leitura é realizada por meio de uma sonda que ao atingir a profundidade máxima determina as espessuras e os estratos rochosos.

2. Ground penetration radar (GPR)

O GPR é um método que emprega ondas de rádio com frequência de 1 a 1000 MHz para mapear o subsolo. Em geral, o equipamento é utilizado para encontrar estruturas em áreas urbanas ou rurais e em testes não destrutivos de estruturas metálicas.

Utilizar ondas de rádio para mapear o subsolo não é algo novo. Tecnologias de levantamento geofísico são aplicadas há muitos anos para analisar a espessura de geleiras do Ártico e da Antártica. Fora desse ambiente, o GPS passou a ser empregado em 1970 para buscar jazidas mineiras em diferentes terrenos.

Atualmente, a metodologia é utilizada para localizar ruínas, minas terrestres, rios subterrâneos e a qualidade do gelo para gerenciamento de pistas de esqui e previsão de avalanches. Outro uso comum é a análise de anormalidades do solo que impliquem em desabamentos de represas ou construções como pontes e construções.

3. Gravimetria

A gravimetria é uma das tecnologias de levantamento geofísico baseadas nas medições e interpretação do campo gravitacional da Terra. O resultado é obtido pela diferença de densidade das rochas no solo e no subsolo.

As variações conhecidas como anomalias gravimétricas são causadas por rochas cuja densidade difere daquelas presentes ao seu redor.

Permite a análise de estruturas do subsolo localizadas a grandes profundidades e cobre grandes áreas. A gravimetria também pode ser realizada em regiões cobertas de água como lagoas, mares e oceanos.

Em geral, é utilizado para delimitar áreas menores por meio da identificação de anomalias gravimétricas da região. Assim, é possível identificar os minérios de alta densidade como o ferro e o diamante.

Outras tecnologias de levantamento geofísica são a microgravimetria. Consiste na medição da variação do campo da gravidade terrestre em intervalos reduzidos. O objetivo é encontrar as cavidades existentes em uma determinada região.

Além de revelar a localização, a medição aponta a forma e profundidade de cavidades naturais ou antrópicas.

Aplicação das tecnologias de levantamento geofísico

As tecnologias de levantamento geofísico podem ser utilizadas nas seguintes áreas:

  • Engenharia elétrica: auxilia na medição da resistividade do solo para a construção de subestações;
  • Mineração: Identificação de minérios localizados a grandes profundidade como manganês, ouro e cobre;
  • Prospecção de petróleo: busca de fontes de petróleo por meio de métodos sísmicos de reflexão;
  • Meio ambiente: investigação de plumas de contaminação em represas, rios e lagos;
  • Engenharia civil: busca de rochas e topos rochosos.

Como a Siga Geofísica pode ajudar a sua empresa em um levantamento geofísico?

A Siga Geofísica é especialista em mapeamento geofísico urbano para auxílio em obras de infraestrutura. Desenvolvemos estudos para empresas renomadas de todo o Brasil e possuímos vasta experiência em mapeamento de subsolo, utilizando as metodologias e técnicas mais conhecidas da Geofísica rasa, tais como Eletrorresistividade, Ground Penetrating Radar (GPR), Sub Bottom Profiler (SBP) entre outros.

Precisando utilizar tecnologia de levantamento geofísico no seu projeto? Então, entre em contato com a Siga Geofísica agora mesmo!

Leia também